GRUPOS GERADORES DE EMERGÊNCIA


Emergência



As fontes de energia elétrica de  emergência, constituídas por grupos geradores a Diesel, assegurando a  confiabilidade necessária a quaisquer serviços, especialmente àqueles ditos essenciais, são uma necessidade crescente nos dias atuais.

Nas telecomunicações, entre outros ramos de atividades, as interrupções do fornecimento de energia elétrica representam um alto risco de prejuízos, não apenas financeiros, para as operadoras, mas, principalmente,  para os usuários dos seus serviços, cujas  conseqüências não se pode avaliar.

Com o crescimento das grandes metrópoles, os sistemas de suprimento de energia elétrica operados pelas concessionárias vem demonstrando sua vulnerabilidade, a ponto de blecautes deixarem mais de setenta milhões de pessoas, na região mais desenvolvida do Brasil, sem energia elétrica por mais de duas horas. Além dos acidentes provocados por descargas atmosféricas, que, por serem imprevisíveis, se tornam inevitáveis, existe a necessidade das interrupções para intervenções de manutenção nos diversos equipamentos que compõem os sistemas. Algumas interrupções, sendo pontuais, são pouco percebidas e os prejuízos sentidos apenas pelos consumidores mais afetados.

Grandes shoppings, hipermercados e muitas unidades industriais nos ramos alimentício, químico e farmacêutico, não podem prescindir de um grupo gerador de emergência. O valor do investimento numa fonte de emergência equivale, na maioria dos casos, a algumas poucas horas de produção que seriam perdidas por falta de energia elétrica. Também os hotéis e motéis em geral não podem deixar de proporcionar aos seus hóspedes o conforto do ar condicionado nos dias quentes, bem como todos os outros benefícios da energia elétrica. Hospitais, edifícios comerciais, emissoras de rádio e televisão, shows, eventos, etc. também teriam seu funcionamento seriamente comprometido, por ocasião de possíveis falhas da rede da concessionária local, se não recorressem aos grupos geradores de emergência. 

As empresas de telecomunicações, conscientes da importância das fontes de energia elétrica de emergência, face ao incipiente desenvolvimento da indústria nacional, desenvolveram padrões e estabeleceram normas técnicas aplicáveis a estes produtos para uso em telecomunicações, tornando-se referência de tecnologia para o mercado. 

Outros usuários de grupos geradores de emergência,  na grande maioria dos casos, como não dominam a  tecnologia  desses  equipamentos, utilizam os serviços de engenharia de aplicações dos próprios fornecedores para analisar as suas necessidades e oferecerem o produto que lhes atenda. Isso vem se tornando um fator diferencial entre os fornecedores, fazendo com que alguns afirmem conhecer melhor do que você o seu problema de energia e se intitulem detentores da única solução.

Em outros casos, um levantamento de cargas feito pelo Departamento de Manutenção serve como base para iniciar o processo de compra, resultando o detalhamento do produto final pelo fornecedor. Até certo ponto, as soluções oferecidas atendem requisitos de  potência, uma  vez  que,  em  função  da carga instalada, o vendedor oferece um equipamento com capacidade aproximada, dentro das suas disponibilidades.

Essa abordagem dos problemas de energia leva o consumidor a negligenciar, involuntariamente, a relação custo/benefício das muitas alternativas disponíveis e se expor ao risco de sérios dissabores subseqüentes. Não são poucos os casos onde a participação do consultor se faz como forma de resolver problemas resultantes de uma aquisição/instalação malsucedida.  

É importante compreender que o grupo gerador é um item importante do seu sistema de energia e que, por si, não assegura a necessária confiabilidade e segurança no abastecimento de energia com a qualidade desejável. 

Assim, na aquisição de uma fonte de energia de emergência, não basta assegurar a disponibilidade de um grupo gerador. A confiabilidade do sistema deve ser considerada como o fator preponderante e assegurada na sua decisão de compra. 

Leve em conta a possibilidade de contratar assistência profissional durante o processo de implantação do seu sistema de energia elétrica de emergência. Provavelmente, a sua atividade fim não é geração de energia. Portanto, é natural que o seu compromisso seja com as metas da sua organização, da mesma forma que as montadoras de grupos geradores tem como objetivo vender o que produzem. Contrate os serviços de quem possa se interessar em ajudá-lo a resolver os seus problemas, se possível, antes que eles se agravem.

Mais informações sobre sistemas de energia segura para cargas de missão crítica estão disponíveis no documento: Sistemas elétricos de suprimento de energia para cargas de missão crítica


Empresa de avaliação patrimonial